Entenda o que causam as pontas duplas e quais cuidados tomar para combater o problema
Se tem uma coisa que incomoda todo mundo que ama cuidar dos fios são as temidas pontas duplas, né? Aquela textura áspera e quebradiça mexe muito com a nossa autoestima. E eu já te adianto: não tem milagre! A única forma de acabar de vez com as pontas duplas é com um bom corte mesmo. Mas isso não significa que você não pode cuidar delas, disfarçar ou aprender como prevenir! 🙂
As pontas são a parte mais antiga do cabelo, então é natural que elas sejam mais frágeis e sensíveis. Alguns hábitos e situações aceleram esse desgaste, como:
Tudo isso desgasta a camada externa do fio, abre as cutículas e… tcharam: hello, pontas duplas!
Como disse, as pontas duplas só saem com tesoura. Mas existem produtos e tratamentos que disfarçam as extremidades danificadas, selam as cutículas e devolvem o brilho e força dos fios.
Ok, você já entendeu que só a tesoura elimina de vez as pontas duplas. Só que, até lá, seu cabelo precisa ser cuidado diariamente, principalmente para prevenir que outros fios se danifiquem neste meio tempo. Então, bora conhecer uns produtinhos comigo!
Se você ainda não testou nenhum produto dessa lista, anota aí, amiga, porque esses são os queridinhos quando o assunto é ponta dupla:
E não é só no tratamento que a mágica acontece, viu? A forma como você penteia os fios também impacta na saúde das pontas!
Por isso, sempre desembarace com os fios úmidos ou com um creme, seco jamais! Prefira os pentes com dentes largos, comece pelas pontas e vá subindo devagar, sem puxar e machucar os cachos.
Leia mais: Cabelos cacheados ressecados: entenda como recuperar e os tipos de tratamento
Dica importante: se for usar uma fonte de calor para secar os cabelos, utilize um produto com proteção térmica, pois o calor em excesso resseca os fios, abrindo as cutículas e gerando as pontas duplas.
Aqui têm cremes para pentear e leave-in com proteção térmica para cada curvatura
Agora que você já sabe como tratar e pentear sem agredir seus cachos, vem a pergunta: como montar uma rotina de tratamento realmente eficiente? A resposta tá no nosso velho conhecido: o cronograma capilar!
Olha só como você pode fazer:
É importante prezar pela finalização com produtos que ajudem a alinhar os fios, como a Seiva Modeladora ou o Spray Memorizador com Ácido Hialurônico, e invista no Acidificante pra equilibrar o pH!
Se você acha que quem tem cabelo com curvatura sofre mais com pontas duplas, está coberta de razão! E sabe por quê?
Os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos, já que a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de percorrer todo o fio até as pontas. Isso faz com que as pontas fiquem mais frágeis, ressecadas e, consequentemente, mais propensas a abrir.
Por isso, a rotina de cuidado dessas curvaturas precisa ser ainda mais dedicada. Cronograma em dia, proteção térmica SEMPRE, hidratação noturna, touca de cetim, finalização com óleos… É, gata! Não é fácil manter essa coroa em pé, mas a gente se ajuda! 💜
Seja com hidratação, nutrição ou aquela reconstrução power, o importante é lembrar que: seus fios merecem carinho, atenção e os produtos certos. E, quando for a hora, não tenha medo da tesoura.
Aparar os fios, mesmo que sejam as pontinhas, é a maneira mais eficaz de eliminar as pontas duplas, impedindo que os fios continuem a se partir e dando aquela aparência ressecada.
Se você não quer tirar comprimento, aposte no corte em camadas ou repicado. Vai depender da sua curvatura e do quanto você deseja renovar seu visual.
Agora é partir para o cuidado, amiga. Com a rotina certa, seus cabelos vão agradecer, ficando saudáveis por muito mais tempo!