Quem já passou ou está passando pela transição capilar, sabe bem: uma das maiores dificuldades dessa fase é aprender a lidar com os fios com a raiz cacheada e o comprimento alisado.
Quem já passou ou está passando pela transição capilar, sabe bem: uma das maiores dificuldades dessa fase é aprender a lidar com os fios com a raiz cacheada e o comprimento alisado.
Conviver com duas texturas no cabelo parece complicado, mas, aos poucos, você vai aprendendo alguns truques e técnicas de texturização que ajudam a deixar os cachos ou crespos definidos e com o visual incrível.
Eu confesso que precisei testar várias até encontrar aquelas que funcionavam para mim. Para evitar que você enfrente esse mesmo processo de tentativa e erro, separei 4 técnicas de texturização que vão ajudar você a atravessar a transição capilar com os fios bem cuidados e definidos. Se liga!
1. Texturização com meia
Essa é uma das minhas técnicas de texturização favoritas porque é super prática, já que dá para fazer à noite, antes de dormir, e acordar com os cachos ou crespos super definidos e prontos para mais um dia.
Funciona assim:
– Aplique uma quantidade generosa de creme para pentear nos fios. Se você tem o cabelo tingido ou descolorido, se joga no Color Curls High Definition Cream da Soul Power que vai ser sucesso;
– Com os fios já desembaraçados, amarre uma meia-calça ou outro tecido elástico no centro da testa, com o nó para trás. Não se esqueça de checar se o nó está bem firme, para que ela não escorregue durante o processo;
– Separe uma mecha e enrole-a em volta da meia. Repita o processo em todo o cabelo, até que não tenham sobrados fios soltos;
– Pronto! Agora é só esperar secar e, quando isso acontecer, desamarrar o nó e soltar os fios com cuidado. O ideal é que você durma assim e retire só no dia seguinte, mas se quiser, dá para acelerar o processo usando o secador também.
2. Dedoliss
O dedoliss é a técnica de texturização que eu usava quando queria que meus cachos ficassem super definidos. Eu sempre deixava para fazer no fim de semana – um verdadeiro clássico do sábado antes da balada – porque, nos fios compridos, ela é mais demorada.
Apesar de exigir um tempinho extra, a técnica é bem simples. Funciona assim:
– Divida o cabelo em mechas pequenas;
– Aplique um pouco de creme para pentear. Se você nunca usou, experimente o Curly Styling Cream da Soul Power, que além de ajudar a desembaraçar dá aquela força na definição;
– Torça a mecha da raiz até a ponta;
– Enrole a mecha no dedo, subindo da ponta para a raiz;
Segure por alguns instantes no alto da cabeça e solte delicadamente para não desmanchar o cacho;
– Deixe secar naturalmente.
3. Coquinhos
Uma das técnicas de texturização mais famosas, os coquinhos ou bantu knots são simples, práticos, super eficientes e, o mais importante, não agridem os fios. Se liga no passo a passo:
– Lave e seque os cabelos como de costume. O ideal é iniciar a texturização quando os fios estiverem quase totalmente secos, com uns 20% de umidade;
– Aplique o Curly Cream Bomb da Soul Power para deixar os cachos ainda mais macios, definidos e livres de frizz;
– Divida o cabelo em mechas, de acordo com tamanho que você deseja que os cachos fiquem. Ou seja, se quiser cachos mais largos, separe mechas maiores e, para cachos mais fininhos, mechas menores;
– Escolha uma das mechas, enrole-a e forme um pequeno coque bem junto ao couro cabeludo;
– Prenda o coquinho com um grampo ou um elástico bem macio;
– Repita o procedimento em todo o cabelo e deixe secar por no mínimo 5 horas;
– Solte cada coquinho com cuidado para que os fios não quebrem.
4. Bobes
A técnica de texturização é uma das mais antigas, mas, acredite, super eficaz. O tamanho dos bobes vai depender da largura dos seus cachos. Se os seus são mais fechadinhos, aposte nos mais fininhos. Já se a ideia é deixar os cachos um pouco mais soltos, invista nos de tamanho médio. Depois, é só seguir o passo a passo:
– Lave os cabelos como de costume e retire a umidade excessiva;
– Divida o cabelo em quatro partes;
– Separe uma mecha da primeira parte e aplique um bom creme para pentear, como o Curly Styling Cream da Soul Power;
– Enrole a mecha no bobes e fixe na cabeça com um grampo;
– Repita a operação em todo o cabelo;
– Seque naturalmente ou com a ajuda de um secador;
– Solte os fios com cuidado, ajeitando os cachos com os dedos.
E então, gostou de conhecer minhas 4 técnicas de texturização preferidas para enfrentar a transição capilar sem neuras? Se quiser mais ideias para cuidar dos fios nessa fase, dá uma olhada no blog da Soul Power! Tem muitas dicas legais por lá!