De cabelo em pé. É assim, literalmente, que a gente fica quando percebe que, apesar de todos os cuidados com os fios, o frizz insiste em aparecer e estragar aquele visual arrasador.
O problema é provocado por uma série de fatores, como:
– Ressecamento dos cabelos
– Uso inadequado de alguns produtos
– Clima
Por isso, exterminar de vez o arrepiado dos fios é bem complicado. No entanto, tomando alguns cuidados, dá, sim, para diminuir o frizz dos cabelos.
Tem gente que acha que é uma batalha perdida, mas acredite, não é. Se liga nas dicas e mão à obra!
As fronhas comuns de algodão provocam o atrito dos fios com o tecido, o que ajuda a aumentar o frizz. Já as de cetim, queridinhas das crespas, cacheadas e onduladas, ajudam o cabelo a deslizar no travesseiro, o que atenua o problema e garante fios menos rebeldes pela manhã.
Enxaguar os cabelos com água gelada traz duas vantagens: além de diminuir o frizz, ajuda a fechar a cutícula, o que deixa os fios mais brilhantes. O ideal é lavar e condicionar com água morna e, na hora do último enxágue, optar pelo jato frio. Pode apostar!
Você dá um Google rápido e descobre que o sulfato é um composto utilizado para higienizar o couro cabeludo. Opa, boa ideia então, correto? Errado. Embora seja, sim, um agente de limpeza, o sulfato é altamente abrasivo para os cabelos e, além da sujeira, tira também o condicionamento e a hidratação, deixando de brinde fios ressecados e porosos.
Por isso, se você quer diminuir o frizz dos cabelos, passe longe de shampoos que contenham esse componente na formulação. Além disso, não é só para os seus fios que ele não é tão bacana. Como não é biodegradável, o sulfato também apresenta potenciais riscos à biodiversidade. #saipralá
Aliás, por falar nisso, além de escolher um shampoo que não agrida os cabelos, se você quer diminuir o frizz, é importante ficar atenta à maneira como você anda higienizando sua cabeleira.
Se você não quer aquele monte de fios espetadinhos no alto da cabeça, nada de virar meio litro de shampoo na cabeça e sair esfregando com força, ok? #vaicomcalma
Como quase tudo na vida, o segredo não está na força, mas no jeito: da próxima vez, experimente usar uma quantidade menor de shampoo e aplique apenas na raiz. Em vez de esfregar, massageie com movimentos suaves e circulares e enxágue bem antes de aplicar o condicionador. Acredite, isso pode fazer toda diferença.
Já ouviu falar sobre uma técnica chamada plopping? Se ainda não, eu te explico. Apesar do nome complicadinho, ela é bem simples e, além de diminuir o frizz dos seus cabelos, também ajuda a deixar os fios mais bem definidos.
Quando sair do banho, ao invés de secar os fios com a toalha de sempre, que é algo aumenta o frizz, experimente usar aquela camiseta de algodão velha que fica fazendo volume no fundo da gaveta.
Funciona assim: coloque a peça em uma superfície lisa, como uma mesa, e abaixe a cabeça. Em seguida, puxe a camiseta em direção à nuca e envolva bem os cabelos. Enrole no comprimento (torcendo a camiseta) e faça um coque, como aqueles que você costuma fazer com a toalha de banho. Deixe por cerca de 30 minutos ou até sentir que o excesso de água foi absorvido.
Investir em produtos que garantem a hidratação e nutrição dos fios é excelente para mantê-los bonitos e saudáveis, mas são os finalizadores, como o próprio nome diz, que dão aquele toque final e ajudam a diminuir o frizz dos seus cabelos.
Por isso, não deixe de lado essa etapa importante do cuidado com seus fios, ok? Na hora de escolher, dê preferência a ativadores, modeladores e definidores com ingredientes naturais e de alto potencial hidratante, com o óleo de abacate e a manteiga de karité, que auxiliam na retenção da umidade e mandam os cabelinhos arrepiados para bem longe.
E aí, gostou de aprender como diminuir o frizz dos cabelos? Então, vem saber mais sobre como cuidar dos seus fios no meu blog!