Já ouviu falar, mas tem várias dúvidas sobre como montar um cronograma capilar? Chega mais e veja como ele pode auxiliar para você ter um visual incrível!
Não há mulher que nunca tenha ouvido falar em cronograma capilar. Embora o calendário de tratamento seja bastante conhecido por quem quer manter os fios saudáveis e brilhantes, é bem comum ter várias dúvidas sobre como montar um cronograma capilar adequado para o seu cabelo.
Afinal, para que serve cada uma das fases? Com que frequência devo fazer cada uma delas? Quais produtos utilizar? Vem comigo que você vai entender tudo direitinho!
Entenda como montar um cronograma capilar
O cronograma capilar nada mais é do que uma “agenda de tratamento do cabelo” que conta com 3 fases:
- Hidratação;
- Reconstrução;
- Nutrição.
Cada uma delas têm uma função específica e, ao intercalá-las pelo período mínimo de 4 semanas, você vai notar uma bela diferença nos fios ressecados ou muito fragilizados.
Para poder montar o seu cronograma capilar, é preciso entender bem cada uma das três etapas. Se liga!
1. Hidratação
Essencial para qualquer tipo de cabelo, a hidratação é a fase mais “famosa” do cronograma capilar. O objetivo desse passo é repor a água e os nutrientes que a fibra capilar perde com a realização de procedimentos químicos ou pela ação de agentes como o sol e o cloro da piscina.
Com a técnica, você acabar com os fios ressecados e recupera a maciez do cabelo. Para garantir que o resultado seja um sucesso, experimente usar a minha Máscara Soul Mask, que combina ativos como o óleo de macadâmia, a queratina vegetal e o D-Pantenol para deixar seus fios leves e hidratados outra vez.
2. Nutrição
Segunda fase do cronograma capilar, a nutrição ajuda a repor os lipídios (ou popularmente, “a gordura”) e os nutrientes que os fios vão perdendo ao longo do tempo.
A técnica é especialmente útil para quem tem cabelos crespos, já que a curvatura da fibra capilar dificulta a chegada da oleosidade até a ponta, o que aumenta a tendência ao ressecamento.
Com a nutrição, os fios recebem uma espécie de camada protetora e suas cutículas são realinhadas, o que deixa sua cabeleira brilhante, macia e livre do frizz.
Na hora de realizar essa etapa do cronograma capilar, escolha produtos que combinam óleos vegetais, como o de oliva e coco. Procure também os que tenham ativos que ajudem a restaurar os fios, como a queratina vegetal e o D-Pantenol.
Dica esperta: a minha Máscara Booster Mask, que devolve o brilho perdido dos fios e ainda ajuda na definição dos cachos.
3. Reconstrução
Sabe quando os fios estão quebradiços, porosos e ultra ressecados, necessitando urgentemente de um tratamento extra? #terriblehairday
Pois é nesse momento que entra a reconstrução, etapa mais potente do cronograma capilar. A reconstrução atua repondo proteína nos seus cachos, sobretudo a queratina. Assim, a fibra capilar fica mais encorpada e menos sujeita à quebra.
Para a reconstrução, você deve apostar em produtos como a minha Máscara Force Mask Bomb, que contém óleo de rícino. Também um lubrificante e emoliente poderoso, com a Máscara Power Black Master Mask, que fortalece os fios e é perfeita para as meninas com curvatura 4A, B ou C ou a Máscara Color Curls Rehab Mask que restaura os cachos coloridos ou descoloridos.
Ok, mas e agora, como montar um cronograma capilar na prática?
Agora que você conhece bem as fases de tratamento, chegou a hora de entender como montar o cronograma capilar passo a passo. A primeira parte é fazer um teste de porosidade.
Pegue um copo transparente com água e coloque um fio dos seus cachos. Se o cabelo…
- Boiar: Ele está precisando de mais hidratação;
- Não afundar nem boiar: A nutrição deve ser prioridade;
- Afundar: Se joga na reconstrução!
O primeiro tratamento do seu calendário deve ser sempre aquele que apareceu como prioridade no seu teste de porosidade. Ou seja, se o seu cabelo não afundou nem boiou, o primeiro tratamento da primeira semana deve ser a nutrição.
A distribuição fica mais ou menos assim:
- Semana 1: nutrição, reconstrução, hidratação;
- Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação;
- Semana 3: nutrição, hidratação, nutrição;
- Semana 4: hidratação, reconstrução, hidratação.
Seu cabelo boiou e precisa de mais hidratação? Então o ideal é que seja assim:
- Semana 1: hidratação, nutrição, hidratação;
- Semana 2: nutrição, hidratação, reconstrução;
- Semana 3: hidratação, nutrição, hidratação;
- Semana 4: nutrição, hidratação, reconstrução.
Por fim, para os cabelos que necessitam de reconstrução, o esquema fica assim:
- Semana 1: reconstrução, hidratação, nutrição;
- Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação;
- Semana 3: reconstrução, hidratação, nutrição;
- Semana 4: hidratação, reconstrução, hidratação.
---
Ficou bem mais entender agora, não é mesmo? Agora que você já sabe direitinho como montar um cronograma capilar passo a passo, você pode encontrar o produto certo para seu cabelo aqui!
QUER PARTICIPAR
DA REDE
SOUL POWER?
Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
-
#SOULPOWER
Você também pode descobrir mais sobre o universo Soul Power no Instagram. SEGUIR AGORA