Temos uma base de 12 tipos de cabelo, divididos da seguinte maneira: Lisos (tipo 1), ondulados (tipo 2), cacheados (tipo 3) e crespos (tipo 4), com exceção do tipo 1, todos os tipos possuem 3 subdivisões relativas à curvatura do cacho (A, B e C).
Por que é importante saber meu tipo de cabelo?
Conhecer o seu tipo de cabelo é importante para você saber a melhor maneira de cuidar dele, qual produto é mais indicado, além de saber qual tipo de corte te favorece.
Tipo 1 – Lisos
Nesse tipo não existe nenhuma curvatura ou ondulação da raiz às pontas, são fios inteiramente retos. Os fios são naturalmente mais oleosos, porque a oleosidade do couro cabeludo consegue chegar até as pontas sem dificuldade.
Tipo 2 – Ondulados
Os cabelos ondulados ficam entre o liso e o cacheado e tem gente que acha que são muito fáceis de cuidar, mas não é bem assim.
Os cabelos ondulados geralmente, são mais oleosos na raiz e secos nas pontas, então a quantidade de creme de pentear tem que ser mínima, apenas o suficiente para dar for ao cabelo sem pesar.
2A: É aquele que tem ondinhas bem largas e se parece muito com o liso
2B: Tem ondinhas mais definidas do que o tipo A.
2C: São quase um cachinho, mas não chegam a ter o formato em espiral.
Tipo 3 – Cacheados
Os cabelos cacheados formam voltas como um espiral e por conta desse formato, a oleosidade natural do couro cabeludo demora mais chegar até as pontas do fio e isso deixa o comprimento do cabelo cacheado um pouco seco. Mas isso dá para resolver com hidratações e nutrições regulares
3A: Forma uma espiral larga, então fica pesado depois que cresce e pode deixar a raiz com um aspecto mais liso.
3B: Os cachos são bem definidos e um pouco mais fechados.
3C: É bem definido e mais volumoso, forma uma espiral perfeita.
Tipo 4 – Crespos
Responsável pelo black power, ele tem a estrutura mais fechadinha do que os outros tipos e, por isso, costuma ser bem mais ressecado e frágil, quebrando com a maior facilidade. O que também pode ser facilmente resolvido com umectações e reconstruções periódicas.
4A: É superenroladinho desde a raiz, como uma mola encolhida.
4B: São bem parecidos com o 4A, só que o cacho é um pouquinho mais fechado.
4C: Tem a estrutura frisada. Mas também pode formar cachos de acordo com a finalização feita.
É possível ter mais de um tipo de cacho?
Sim! e na verdade é muito comum encontrar mais de um tipo de cacho em uma cabeça, é muito raro ter apenas um tipo de cacho. Porém, na maioria das vezes, tem um tipo que prevalece. Isso é o que faz com que cada cabelo seja diferente com suas particularidades, por isso é tão importante você conhecer o seu cabelo.
Espero que tenha conseguido ajudar! Veja mais dicas aqui no blog!
QUER PARTICIPAR
DA REDE
SOUL POWER?
Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
-
#SOULPOWER
Você também pode descobrir mais sobre o universo Soul Power no Instagram. SEGUIR AGORA