A transição capilar na infância não precisa ser um bicho de sete cabeças! Entenda como conduzir esse processo de auto aceitação dos pequenos.
Seja para tentar se adequar a padrões impostos pela sociedade, por uma falsa sensação de praticidade ou mesmo por falta de conhecimento, é bem comum encontrar mamães que optaram por fazer alisamentos e relaxamentos nas crianças e agora querem saber mais sobre transição capilar.
Afinal, os tempos estão mudando, e com a democratização da internet ficou mais fácil aprender a cuidar bem dos cabelos cacheados e mostrar para a nova geração que bonito mesmo é se aceitar!
No entanto, esse processo de abandonar a química e assumir os cachos, crespos ou ondulados pode ser delicado psicologicamente para os pequenos. Isso porque é preciso esperar que os fios cresçam — e lidar por um tempo com duas texturas — ou partir para o big chop ou grande corte, que elimina o alisamento de uma só vez, mas promove uma mudança radical no visual.
Por isso criei o post de hoje. Vem entender melhor como você pode tornar esse processo mais tranquilo e saudável para as crianças!
Transição capilar na infância: por onde começar?
O primeiro passo para que a transição capilar na infância aconteça de maneira natural é mostrar para a criança que existem diversos tipos de beleza. Por isso, procure colocá-las em contato com essa diversidade sempre que possível:
- Bonecas;
- Desenhos animados;
- Filmes;
- Livros;
- Atrizes;
- Cantoras;
- Personalidades.
É importante que ela tenha modelos em que se inspirar! Afinal, se a criança só tem bonecas com o cabelo liso e nota que você mesma não abre mão do alisamento ou da chapinha todo dia, fica complicado entender que os cachos, crespos e ondulados também são lindos, não é mesmo?
Envolva a criança no processo!
Para que a transição capilar na infância aconteça de maneira natural e divertida, procure envolver a criança nos cuidados com os novos fios.
Escolha com ela produtos para cabelos cacheados específicos para o estilo dos pequenos, como os da minha linha Soul Power Kids. Permita que ela opine sobre penteados, texturizações e acessórios que a façam sentir mais confortável.
Nesse período de transição, é importante investir em um kit básico de cuidados para que o cabelo possa voltar a brilhar. Dá uma olhada nessa listinha:
- Shampoo Kids Soft Wash: Sem sulfato, limpa os cabelos com mais suavidade, evita nós e não retira a proteção natural dos fios;
- Condicionador Kids Soft Help: Com fórmula suave e óleos naturais, ajuda a desembaraçar os cabelos e devolver a maciez e hidratação perdidas;
- Creme para Pentear Kids Little Curly Cream: Além de desembaraçar os fios após o banho, ele ajuda a modelar ondas, cachos e crespos e deixa os cabelos nutridos e cheirosos.
- Geleinha Definidora de Cachos Kids Happy Jelly: Essa geleia ajuda a recuperar e definir as ondinhas, cachinhos e crespinhos e auxilia na finalização do penteado.Conduza a transição com calma e respeito.
Se para um adulto o processo do big chop é uma decisão super difícil, imagine para uma criança! Por isso, é importante que você nunca force a barra: tranquilidade e respeito são a chave de uma transição capilar na infância bem sucedida!
É importante que o big chop, se for realizado, só seja feito quando a criança estiver se sentindo segura e confortável à respeito da decisão. Após o corte, não abra mão de fazer elogios e fique atenta à maneira como ela tem percebido o novo visual, bem como a reação dos coleguinhas da escola e de outras pessoas que fazem parte do seu dia dia.
Caso a criança tenha ouvido algum comentário negativo à respeito do seu cabelo, é importante envolver os professores, parentes e pessoas próximas no processo para que todo o trabalho de aceitação que está sendo realizado não seja interrompido.
Como em qualquer outro período de adaptação, a transição capilar na infância pode deixar lindas lembranças de uma fase de aceitação e aumento da autoestima quando conduzida com acolhimento e carinho. Pronta para dar o primeiro passo?
---
E você, já passou por um processo semelhante com a sua filha? Conte suas experiências com a transição capilar na infância nos comentários e inspire outras mamães a passar por essa fase!
QUER PARTICIPAR
DA REDE
SOUL POWER?
Basta clicar no botão ao lado e completar algumas tarefas. Assim, você poderá ajudar várias cabeças feitas a entenderem mais sobre o universo dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. Aceita o desafio?
-
#SOULPOWER
Você também pode descobrir mais sobre o universo Soul Power no Instagram. SEGUIR AGORA