O verão é sinônimo de sol, calor e muita diversão, mas também pede cuidados redobrados com os cachos. A combinação de sol, vento, mar e piscina pode deixar os fios mais ressecados e com frizz. Neste conteúdo, vamos mostrar como proteger e recuperar os cabelos durante a estação mais quente do ano, com rotinas de cuidados, ingredientes ideais e produtos que fazem a diferença.
Quando a época do calor chega, nosso cabelo sente tudo, seja o sol forte ou o vento. Inclui no combo uma piscina ou praia: aí que tudo parece desandar! Mas calma, não precisa se preocupar, pois dá, sim, pra aproveitar o verão sem sacrificar a saúde dos fios. Com alguns cuidados diários simples e os produtos certos, você mantém o seu cabelo nutrido e com aquele glow poderoso que a gente ama.
Se o seu cabelo passa do “uau” pro “socorro” em apenas um dia de praia ou piscina, saiba que não é impressão: o verão realmente muda o comportamento dos fios. A estação combina alguns dos maiores vilões do cabelo, sendo o momento em que o frizz e ressecamento se destacam.
Saiba quais são esses vilões, a seguir:
No sol, os raios UV abrem as cutículas do fio, fazem a água evaporar e deixam o cabelo mais áspero e opaco. Já o sal do mar funciona como uma “esponja” que puxa a água de dentro do fio, causando a desidratação. O cloro da piscina tende a ressecar.
Essa combinação deixa os cabelos secos e é tudo o que a gente não quer, né amiga?
Calor em excesso abre ainda mais as cutículas, facilitando a perda de água. A umidade alta faz o fio tentar recuperar essa água no ar, só que de forma descontrolada.
Essa união faz com o que os fios absorvam um pouco de umidade e comecem a inchar, perdendo o alinhamento natural. O resultado? Cachos desalinhados e com frizz.
Nem tudo é ressecamento, amiga. Os cabelos secos são normais, afinal, a oleosidade natural precisa sair lá da raiz e ir até as pontas. Isso é mais difícil nos cabelos com curvatura! Já os cabelos ressecados, resultam de um dano, ou seja: os fios perderam água geralmente por excesso de sol, química, calor ou falta de cuidados.
No verão, os fios perdem água mais rápido, então hidratar é essencial. O ideal é hidratar de 1 a 2 vezes na semana. Opte por máscaras hidronutritivas, como a Linha Karité e intercale com nutrições leves, quando sentir que seu cabelo precisa daquele toque “a mais”.
Nos dias mais quentes, é fundamental que sua escolha seja mais leve, escolhendo shampoos que limpem sem retirar a hidratação e condicionadores nutritivos, que ajudam a selar as cutículas e manter a maciez que amamos. Aqui você tem indicações legais de shampoos com limpeza suave, vai lá conferir!
A água quente abre ainda mais as cutículas, deixando o frio mais fraco e abrindo caminhos para o frizz. Prefira a água fria. O mesmo se aplica para as fontes de calor, se for usar, sempre com moderação e não esqueça do protetor térmico.
Antes:
Depois:
Alguns ingredientes são verdadeiros heróis do verão, pois tem o poder de hidratar, repor nutrientes e blindar os fios contra os danos externos.
Escolha produtos que sejam ricos em devolver água e restaurar a fibra. Esses ativos são perfeitos para os fios secos, porosos e com muito frizz. Uma dica é conhecer a Linha Babosa!
Uma vez na semana, simples, rápido e seu cabelo muito mais cuidado!
Amiga, com os produtos certos e algumas mudanças na rotina de verão, dá pra manter o cabelo sempre hidratado, com brilho e sem frizz. O segredo é repor o que o sol tira, podendo curtir o clima sem preocupações extras com os fios, ficando com o cabelo leve e bonito em todas as estações do ano.